Onde uso?

TERMÔMETRO DA ÁGUA
Substituído em muitos carros por uma luz espia que se acende quando o motor já superaqueceu, o termômetro indica a variação da temperatura da água no sistema de refrigeração do propulsor. É muito importante ficar de olho nesse relógio, pois em caso de altas temperaturas (acima de 90°) o motor pode até fundir.


TERMÔMETRO DO ÓLEO
Mostra as variações de temperatura do óleo durante o funcionamento do motor. Em temperaturas muito elevadas (acima dos 100° em motores a água) o óleo perde viscosidade e devido a isso, seu poder lubrificante, diminuindo a proteção ao motor.


MANÔMETRO DO TURBO
Esse instrumento tem a finalidade de indicar a pressão existente nos coletores de admissão dos motores equipados com turbo. Observando os valores desse manômetro, pode-se controlar o desempenho da turbina e detectar vazamentos no sistema de alimentação do propulsor.


MANÔMETRO DE ÓLEO
Mede qualquer variação na pressão do óleo. Quando a pressão baixa ou o ponteiro oscila demais, pode ser sinal de que o óleo está com a viscosidade baixa (precisa ser trocado), há pouco óleo, ou vazamentos no sistema. Nesse último caso, identique-os o mais rápido possível para resolver o problema.


MANÔMETRO DO COMBUSTÍVEL
Indica a pressão existente no sistema de alimentação do carburador ou sistema de injeção. Caso ocorra queda anormal da pressão do combustível, pode ser que haja vazamentos ou falhas na bomba de alimentação. Se isso ocorrer, o motor trabalhará de forma irregular (pobre) e pode tanto prejudicar seu desempenho, como ocorrer uma quebra nervosa rodando nestas condições.


MANÔMETRO DO NITRO
Somente para carros equipados com nitro, esse instrumento mostra pressão e quantidade de óxido nitroso existente no cilindro. Serve para se ter controle do nível do nitro no cilindro e de possíveis vazamentos.


VACUÔMETRO
Esse instrumento indica a forma mais correta e econômica de se dirigir. Informa, em valores absolutos, o vácuo existente no coletor de admissão do motor, que depende da posição da borboleta do carburador ou injeção, e do número de rotações (RPM). Se esses valores estiverem em proporções equilibradas, o combustível será aproveitado ao máximo.


MANOVACUÔMETRO
Tem a mesma função do vacuômetro, mas possui um manômetro de pressão do turbo acoplado no mesmo instrumento.


MANÔMETRO DE AR / SUSPENSÃO
Funciona apenas em veículos com suspensão a ar mostrando a pressão do sistema.


VOLTÍMETRO
Indica em Volts a tensão da rede elétrica do carro. Mostra o estado da bateria e também as condições de funcionamento do alternador e reguladores de voltagem. Faixa normal de trabalho: 12 a 15 Volts (sistema 12 Volts) e 24 a 28 Voltes (sistema de 24 Volts).


INDICADOR DE COMBUSTÍVEL
Tem por objetivo trazer ao condutor a leitura da bóia de combustível, possibilitando assim monitorar a necessidade de reabastecer.


AMPERÍMETRO
Tem como função indicar, em Ampéres, se a bateria está sendo carregada pelo alternador ou descarregada pelos aparelhos e equipamentos que consomem a eletricidade (som, DVD, entre outros itens elétricos). Quando o ponteiro pende para o lado direito (positivo), indica que a bateria está sendo carregada; quando pende para o lado esquerdo (negativo), é que a bateria está perdendo carga.


SINALEIRA
Completa as informações do painel, indicando através de LED, funções básicas como: bateria, seta/pisca, farol alto, freio estacionamento e temperatura do óleo.


CONTAGIROS
Apesar de sua importância, muitos carros ainda saem de fábrica sem o contagiros. Ele indica o número de voltas que o virabrequim do motor executa em um minuto (dai o conceito de RPM - Rotações Por Minuto). Conhecendo a faixa de torque e a potência do motor do seu carro, com o contagiros você aproveita melhor a força do propulsor - troca-se de marcha próximo do torque máximo - além de economizar combustível (e o motor) evitando rotações elevadas em horas desnecessárias.


SHIFT-LIGHT
Como o próprio nome em inglês diz: luz de mudança. Este instrumento possui uma luz que acende no momento em que deve se fazer a troca de marcha. você configura a rotação (apertando o botão atrás do aparelho no "giro" desejado) e ele te avisa pelo sinal de luz ou em um modelo com contagiros digital embutido.


CONTAGIROS COM SHIFT-LIGHT
Instrumento que indica RPM (rotações por minuto) permitindo ao motorista programar o Shift-Light (aviso luminoso) para auxiliá-lo na troca de marchas, preservando assim, o motor do veículo.


VELOCÍMETRO MECÂNICO
Instrumento fundamental para controle de velocidade e distância percorrida por um veículo, este aparelho traz informações diretamente da transmissão do veículo.


HALLMETER
Monitora a proporção de mistura ar-combustível, indicando se ela está pobre (muito ar e pouco combustível), rica (muito combustível e pouco ar) ou ideal (equilíbrio entre ar e combustível). É muito importante em carros com maior nível de preparação, que precisam de uma proporção correta de mistura, principalmente os sobre-alimentados. Esse instrumento trabalha em conjunto com a sonda Lambda, um sensor que detecta a quantidade de oxigênio nos gases do escape. O Hallmeter permite acertar mais facilmente o motor, além de ser ótimo para "flagrar" gasolina batizada.